A PURECONSTRUCTION® tem como missão construir de maneira ecológica utilizando apenas materias ecológicos, principalmente a madeira.
O betão é, tradicionalmente, o material mais utilizado na construção de casas em Portugal porém o seu uso é bastante prejudicial para o meio ambiente, a produção de betão incluindo a mão de obra o ferro a cofragem a central e a betonagem liberta 2.5 toneladas de carbono na atmosfera por 1 mз, já a madeira crua é o único material de construção que apresenta uma nota negativa no que toca à libertação de carbono, o sistema construtivo PURECONSTRUCTION® utiliza menos maquinaria menos mão de obra e menos energia, para além da madeira são utilizados outros materiais (lã de rocha, gesso cartonado, etc...) então 1 mз das casas PURECONSTRUCTION® liberta 800 quilos de carbono, comparando, uma casa com 100 m² feita de betão liberta aproximadamente 170 toneladas de carbono para a atmosfera enquanto que uma casa PURECONSTRUCTION®, também com 100m², liberta cerca de 54 toneladas de carbono, poupando assim 116 toneladas de carbono à atmosfera.
A PURECONSTRUCTION® segue um metodologia de trabalho em que não há qualquer tipo de desperdício. As obras não produzem lixo, tudo é ou reutilizado ou reciclado.
A madeira utilizada na cofragem é reutilizada na estrutura da mesma obra; a encomenda de materiais é sempre inferior ao número necessário e no final é feito o acerto; todas as sobras de materiais são reaplicadas noutras outras obras; as madeiras cruas que sobram e que são demasiado pequenas para serem utilizadas em outras obras são servem de biomassa (lenha); o ferro é reciclado; é usado entulho de outras obras que foi anteriormente triturado e é reutilizado nas obras como aterro, assim não é produzido entulho.
A construção e escolha de materiais é é feita de forma a baixar o nível de consumo e manutenção da casa, fazendo o mesmo ser praticamente nulo. Materiais não tão duradouros como verniz e reboco mineral são substituídos por óleo e monomassas que têm uma duração muito mais prolongada. Também é utilizada a cobertura vegetal que não necessita de manutenção. O consumo térmico da casa é bastante reduzido graças a sistemas como a fachada ventilada, o desvão e a VMC (Ventilação Mecânica Controlada).